Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Copywriting: a estratégia utilizada nas melhores ações de Marketing Jurídico

Aprenda essa poderosa uma estratégia de produção de conteúdo focada para despertar interesse do seu público alvo.

Publicado por Eliza Novaes
há 4 anos

O Copywriting consiste na técnica de redação persuasiva e ela se encaixa perfeitamente o Marketing Jurídico, segue uma linha totalmente oposta à prática de “fazer propaganda“.

O advogado que quiser se destacar por meio da produção de conteúdo, deve dominá-la, de forma a mostrar ao seu público-alvo que ele é o profissional certo para resolver o seu problema.

A técnica de Copywriting vai lhe permitir se apresentar ao seu público alvo sem imprimir um caráter de propaganda e mercantilização.

A grande verdade é: que o ser humano se conecta entre si por emoção, tendo como base o prazer ou a dor, ou seja, para que você consiga escrever o texto de uma forma persuasiva é que vai conseguir gerar um relacionamento de confiança com o seu potencial cliente.

Você deve sempre explorar no seu texto os problemas, aflições, dores que eles estão passando ou qual será o prazer que ele pode obter por meio do deu trabalho.

Para que você possa compreender melhor a aplicação prática do Copywriting, vou te mostrar alguns exemplos para você colocar em prática nas suas ações de Markegint Jurídico:

- No caso de um advogado na área trabalhista com enfoque em empregados, para traçar as dores e angustias da sua persona, você deve se perguntar quais são os “medos ou sensações de prazer” por trás de um empregado em relação ao seu emprego. Listo abaixo alguns “MEDOS” que imagino que muitos empregados podem ter com relação aos assuntos trabalhistas durante o Convid-19:

• Poderei ser demitido?

• Vou receber o meu salário integralmente?

• O meu contrato de trabalho será suspenso?

• Se eu for demitido, como ficarão as verbas rescisórias?

É óbvio que cada pessoa pode se conectar por um medo diferente, sendo que para que você consiga traçar quais são os possíveis medos, o ideal é sempre dialogar com o próprio público-alvo. Para isso você pode fazer enquetes nas redes sociais, pesquisar no buscador do Google as dúvidas mais frequentes ou utilizar o Google Trends.

DICAS DE COPY PARA APLICAR NA SUA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO:

Quando você identificar quais são os piores medos, você poderá produzir conteúdo que gerará uma conexão com aquele público e, existem algumas “palavras mágicas” na técnica de Copywriting ajudam a tornar o seu conteúdo mais atrativo ao seu público:

• Como funciona… (como é uma das mais utilizadas);

• Como fazer…

• Como seria…

• Como acelerar…

• O que mudou em…

• O que mudou para…

• E se…

• E agora…

• Imagine…

• Afinal…

• Este pequeno erro pode…

• Descubra como…

• Vamos supor que você…

• Não espere para...

• Você pode estar e nem sabe…

Além disso, trago as seguintes dicas que são importantes e devem ser aplicadas na sua produção de conteúdo :

1. Ao escrever um artigo, direcione o seu conteúdo para a pessoa, então, utilize sempre “vocês”, pois isso gera mais pessoalidade na frase e conectará com mais rapidez ao seu leitor.

2. Produza o conteúdo como se estivesse dialogando com uma pessoa muito querida (uma prima, um amigo, um tio...), ou seja, escreva de forma amigável e com uma linguagem simples, sem juridiquês.

3. Utilize dados específicos pois eles ajudam a sedimentar a veracidade da informação, ou seja, ao invés de falar “estamos há muitos dias em isolamento social”, escreva “estamos ha 41 dias em isolamento social”. Ou, então, o “O Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou a empresa área ao pagamento de 10 mil reais por desvio de bagagem”

4. Em qualquer tipo de produção de conteúdo, tenha em mente que a sua Copy deve despertar a curiosidade, pois, assim, sempre mais fácil de impactar aí seu público alvo.

5. Produza conteúdo sem caráter de mercantilização, ou seja, nunca deixe transparecer no seu texto que o seu interesse é persuadi-lo a lhe contratar ou que o seu intuito é a venda dos seus serviços. Para acertar na sua Copy, entregue valor, não segure conteúdo e o retorno positivo do público-alvo será uma consequência.

IMPORTANTE: Sempre preste atenção no título do seu conteúdo, pois ele tem que que ser algo que chame atenção, que segue criativo e faça uma conexão imediata para que as pessoas leiam o restante do seu conteúdo.

Ao utilizar essas técnicas de Copywriting na elaboração dos seus artigos, passará a despertar a atenção do seu público alvo e persuadi-lo a interagir com o seu conteúdo. E, com isso, estabelecerá uma relação de confiança que é imprescindível para a atração e fidelização de clientes na advocacia.

Você já utiliza técnicas de Copywriting na sua produção de conteúdo? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários ou deixe sua dúvida sobre o assunto.

Gostou do conteúdo?

Não esqueça de curtir / recomendar o artigo, pois o seu Feedback é muito importante para gente!

Continue a ler sobre o assunto:

https://elizannovaes.jusbrasil.com.br/artigos/838781505/producao-de-conteudo-como-escrever-uma-legenda-perfeita-paraomeu-post

https://elizannovaes.jusbrasil.com.br/artigos/831217382/produtividade-na-advocacia-06-dicas-praticas-para-organizar-sua-rotina-de-trabalho

https://elizannovaes.jusbrasil.com.br/artigos/829843519/producao-de-conteudo-05-dicas-paraacriacao-de-conteudo-jurídico-de-impacto

#maisjuntosquenunca



  • Sobre o autorPresidente da Associação Mineira dos Advogados do Direito Imobiliário - AMADI
  • Publicações88
  • Seguidores251
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações647
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/copywriting-a-estrategia-utilizada-nas-melhores-acoes-de-marketing-juridico/840333859

Informações relacionadas

Ricardo Orsini, Administrador
Artigoshá 5 anos

Copywriting na advocacia: entenda como funciona a técnica de transformar textos em clientes

Eliza Novaes, Advogado
Notíciashá 4 anos

7 erros que 95% das pessoas cometem no marketing jurídico

Eliza Novaes, Advogado
Artigoshá 4 anos

Produção de Conteúdo: Como escrever uma legenda perfeita para o meu post?

Eliza Novaes, Advogado
Artigoshá 4 anos

Produção de Conteúdo: 05 dicas para a criação de conteúdo jurídico de impacto

Isabela Caixeta, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Análise de caso concreto sob uma perspectiva jurídica e psicológica.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Perfeito o conteúdo da publicação. Parabéns, Eliza!
De fato, copy faz toda diferença! continuar lendo

Obrigada pelo Feedback Dr. Filipe.

Entender e dominar as técnicas de copy são bem importantes. continuar lendo

Excelente conteúdo, Dra! continuar lendo