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4 de Março de 2021

Instagram: 3 passos simples para conquistar 10 mil seguidores

Para que a sua estratégia de marketing jurídico tenha resultado, o seu público alvo tem que estar relacionado ao seu nicho.

Eliza Novaes, Advogado
Publicado por Eliza Novaes
há 10 meses

Ter um número expressivo de seguidores nas redes sociais é o desejo de todas pessoas que produzam conteúdo.

Como já disse algumas vezes aqui, comecei a produzir conteúdo jurídico há cerca de 01 ano (meu 1º post com conteúdo jurídico É de 11.04.2019) e, assim, o meu perfil cresceu muitos testes para ver o que funcional ou não.

Então, é sim possível ter um resultado rápido para a construção da sua autoridade digital no Instagram, de forma que as pessoas te vejam como uma referência na sua área de atuação.

Para tanto, trago 03 Passos simples que, aliados a dedicação e disposição, lhe ajudarão a acalcanhar os tão “sonhado” 10 mil seguidores rapidamente:

1º PASSO: Qual a intenção que você vai trazer os seus seguidores para o perfil?

O primeiro ponto a ser definido é qual a sua intenção acerca do seu perfil na rede social, ou seja, será um perfil institucional do seu escritório, será um perfil para notícias jurídicas, será um perfil direcionado para concurseiros, será um perfil voltado para a atração de clientes, entre outros.

Essa definição é extremante importante porque quando mais esses seguidores interagirem com as suas postagens- por meio de curtidas, comentários, salvamento ou compartilhamento, maior será o aumento do seu engajamento.

Dessa forma, se uma pessoa entra no meu perfil, por exemplo, interessado em dicas de marketing jurídico, cada vez que eu fizer uma postagem relacionado ao tema, ela vai se interessar pelo assunto.

A questão é que: para que a sua estratégia de marketing jurídico tenha resultado, o seu público alvo tem que estar relacionado ao seu nicho do Instagram.

Se o perfil está com um seguidores que não tem relação com o seu conteúdo abordado, ou seja, não interagem com as suas postagens, automaticamente o Instagram cada vez irá reduzir o seu alcance e a sua interação.

Então, se você tem muito público que não é conectado ao seu assunto de relevância, isso vai “destruir” o seu score, ou seja, vai destruir a sua reputação com o Instagram e você vai alcançar cada vez menos pessoa.

2º: Descobrir qual a sua Linha Editorial

Essa é a estratégia que deverá nortear o seu crescimento no Instagram de forma sustentável e com bom engajamento.

Cada rede social tem a sua linha editorial específica e requer que haja uma constância nas suas publicações.

O Instagram, por exemplo, requer uma linha editorial com postagens consistentes e pontuais. Não adianta você fazer um post sem nenhuma consistência que ele não terá engajamento.

O importante é você produza conteúdo com qualidade e relevância para despertar a atenção do seu público e, com isso, ele venha a interagir com o seu conteúdo.

Por exemplo: o meu público alvo é advogados que querem aprender a fazer marketing jurídico no Instagram para atrair novos clientes para a sua advocacia. E, assim, ja tenho uma linha editorial traçada de acordo com o que esse meu público alvo quer saber. Então, produzo conteúdo sobre redes sociais, produção de conteúdo, análise de métricas, publicidade na advocacia, produtividade, etc.

Portanto, em razão de ter uma linha editorial bem definida, consigo manter uma frequência de post com conteúdo mais consistente de 01 a 02 vezes por uma vez por dia no feed.

DICAS PARA PRODUZIR CONTEÚDO: Para facilitar na sua produção de conteúdo, faça uma lista com 05 temas que os seus seguidores mais interagem no seu perfil. E com base nesses 05 temas, faça um post diário abordando um assunto relacionado a algum desse tema.

A verdade é que todas as vezes que você postar que interesse ao seu público alvo, o algoritmo do Instagram vai entender que se trata de um conteúdo relevante e vai entregar o seu conteúdo cada vez para mais pessoas que sejam parecidas com aquelas que te seguem.

Com isso, você irá fazer com o que o algoritmo do Instagram se torne um aliado e começa a jogar ao seu favor. E foi exatamente dessa forma que eu cresci na rede social e atingi mais de 35 mil seguidores em um ano, ao focar na produção do conteúdo que o meu público alvo queria ouvir e excluindo o que não gerava engajamento.

Por isso é tão importante ter o seu perfil conectado com o público alvo que realmente interessa pelo seu nicho.

3º: Fazer parcerias no Instagram para que tenha visibilidade

Se você tem um perfil que produz conteúdo em uma determinada área do direito, você deve buscar contatos de perfis que tenham o seu público alvo para fazer parcerias (não necessariamente que sejam da área jurídica).

E assim poderá fazer parceria para escreverem post juntas, participar de associações, realizarem Lives e, assim, os seguidores daquela pessoa (que são seu público alvo), passarão a conhecer o seu trabalho.

Parece simples, mas poucos advogados conseguem fazer parcerias para utilizar a influência emprestada daquela pessoa.

E, por isso, trago 5 dicas para que possa aprender a utilizar a influência emprestada de outra pessoa:

a) Você precisa encontrar perfis que tenha o público alvo similar com o seu. Uma dica para descobrir isso, é conferir na “aba ver mais” de perfis de outros advogados que atuem na sua mesma área de atuação e aparecerão “sugestão para você”. Veja: 👇🏼

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Então, se você fizer parceria com essas pessoas, você passará a ter visibilidade perante o público alvo dele e, se eles se agradarem do seu perfil, passarão a interagir com o seu conteúdo.

A verdade é que não existem “pílulas mágicas” ou uma “receita de bolo” para ter engajamento expressivo no Instagram, sendo necessário você sempre testar novas estratégias para conferir o que melhor funciona para o seu caso.

Nunca se esqueça: contabilizar os números de seguidores é uma pura vaidade, pois os resultados que realmente fazem a diferença são os indicados pelas métricas!

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7 Comentários

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Adorei! Muito obrigada pelas dicas! Aplicarei em meu instagram @conversasobredireitodefamilia. continuar lendo

Vou lhe seguir, quem sabe fazermos uma live da paraiba para são paulo... segue o meu também se possível. @sebastiaonunes.adv @sebastiao_nunes_adv continuar lendo

Olá, @sebastiaonunes!

Claro! Podemos realizar a live sim. Já estou seguindo os seus perfis. continuar lendo

Obrigado pelas dicas! As parcerias são ao meu ver o melhor caminho! continuar lendo

Muito relevante esse artigo. A execução parece fácil, mas não é... Parabéns!!! continuar lendo

Dra. Eliza, adoro seu conteúdo! Estou numa jornada no instagram, jusbrasil e linkedin (e até um pouco de Tik Tok) com foco na conquista de clientes e percebi que estou aplicando todas as dicas! Uhuu... agora é trabalhar e torcer! :) continuar lendo